2025=9: Ano de finalizações de ciclos, da análise interior e do arcano maior "O Eremita".

Entenda neste post como acontece o impacto de um ano global de número 9 na vida das pessoas, de acordo com a numerologia cabalística.

Lahi Macce'l

12/14/202515 min read

  Dentro da numerologia cabalística, existem os ciclos anuais, que levam nove anos ao todo para serem totalmente completados. Esses ciclos - que acontecem tanto a nível global, quanto individual - se sucedem de forma sequencial de 1 a 9, onde cada ano, com sua energia própria do número equivalente, atinge as pessoas de maneiras diferentes. No entanto, cada ciclo anual leva sua essência para cada pessoa de modo a adentrar no setor da vida dela em que é realmente necessária a fluidez energética daquele número em específico naquele momento propício, visando atuar em seu desenvolvimento pessoal.

  É válido ressaltar que a forma como uma pessoa sente o impacto da energia de um número durante o ano é completamente pessoal. Ou seja, a pessoa pode sentir mais ou menos a atuação daquele número-arcano, a depender de outros fatores que igualmente podem interferir no modo em que ela vai vivenciar o ano, a exemplo de seu ano pessoal numerológico (que geralmente difere do ano global, onde é necessário um outro tipo de cálculo para encontrá-lo), trânsitos astrais na astrologia, a situação energética de seu campo áurico, etc...

selective focus photo of brown and blue hourglass on stones
selective focus photo of brown and blue hourglass on stones

   Mas por que o ano pessoal e o global não são exatamente os mesmos para todas as pessoas?

   Porque assim como um mapa natal na astrologia, um mapa numerológico cabalístico é totalmente pessoal, trazendo "registros" de um espírito desde suas vidas passadas. É quase como se fosse uma leitura da encarnação atual de um espírito, indicando o que ele trouxe de bagagem de outras vidas, como suas habilidades, potencialidades, as coisas que lhe são mais favoráveis, reajustes cármicos e lições a serem aprendidas, juntamente com a revelação de sua missão de vida e destino na encarnação atual.

  Esse "registro" pessoal precisa de tempo e de circunstâncias favoráveis para que cada coisa seja aprendida ou realizada em momentos em que tudo esteja alinhado no universo para o desenvolvimento natural daquele indivíduo, naquela fase específica de sua vida. Por conta disso e pela unicidade de cada alma, não haveria como todas as pessoas encarnadas passarem pelos mesmos processos de forma simultânea. Daí que entram os anos pessoais e a importância deles andarem em conjunto com a fluidez natural da regência numérica de cada ano global.

  Neste post, minha principal intenção é falar especialmente sobre como funciona na prática a regência anual global da energia de um número. Hoje, explicarei a regência anual de um número 9. Como exemplo, usarei o ano atual em que este texto foi escrito, 2025, para começar a explicar o significado e o impacto desse ano na vida de muitas pessoas.

                Cálculo: 2+0+2+5= 9. Mas o que significa estar em um ano global 9?

  (Obs: Na numerologia cabalística, toda somatória dos anos pessoais e/ou globais deve ser resumida a somente um algarismo, sendo necessário a redução por somatória até chegar em um resultado final, se por acaso o cálculo resultar em alguma dezena).

    O ano de 2025 encerra um ciclo completo de nove anos, e finais de ciclos geralmente são muito temidos, pois muitas vezes trazem mudanças inesperadas ou abruptas. Então tudo aquilo que não está mais fazendo sentido ou não tem mais base sólida para dar continuidade, chega ao fim nesse período. Sejam relacionamentos, trabalho, estilo de vida, comportamentos, hábitos... Se algo está desgastado e só tem cansado e até mesmo atrasado o desenvolvimento pessoal de alguém, o destino pode agir para que o velho vá embora e assim nasça espaço para que o novo possa chegar, com mais sentido para o progresso individual daquela pessoa. E o desapego muitas vezes dói. Dói porque o número 9 mexe com o comodismo, pois ele arranca pela raiz aquilo que muitas vezes a pessoa insiste em se agarrar, por medo das mudanças e do que esperar do futuro. Às vezes, a própria pessoa já possui o conhecimento interior de que alguma coisa se tornou nociva na sua vida, mas o desespero e o receio do desconhecido é tão grande, que ela opta por continuar vivendo do mesmo jeito por instinto de sobrevivência. E é justamente nesse tipo de situação onde a energia de um 9 é profundamente necessária, servindo como um tipo de "sacodida" do universo.

  No entanto, todas essas difíceis e cansativas mudanças fazem parte de um valioso processo intrínseco do número 9, que também equivale ao arcano maior de "O Eremita" do tarô, que igualmente carrega consigo a energia bruta de um 9.

   O arcano maior do tarô, "O Eremita", complementa o número 9 ao convidá-lo para uma valiosa jornada de autoconhecimento interior. Entretanto, como se trata de um 9, geralmente esse processo de autoconhecimento ou de expansão de consciência acontece através da impressão que o destino está forçando o indivíduo a olhar mais para dentro de si ao passar por situações difíceis, a exemplo de um término de um relacionamento longo ou depois de perder um emprego de anos. A jornada de "O Eremita", que tem o arquétipo de um idoso sábio, impulsiona a pessoa a tentar encontrar as respostas do porquê está passando por determinada coisa, causando assim um desconforto interior difícil de lidar, pois olhar para dentro de si também é olhar para as próprias sombras antes de conseguir suavizá-las - dando um sentido, um nome àquilo que machuca, mas que deve ser encarado com coragem para o enfrentamento do desapego e para o encontro de soluções. E daí parte a sabedoria de "O Eremita" para analisar qualquer situação com paciência, com o discernimento que, no tempo certo, as respostas virão, especialmente quando se busca entendê-las de coração aberto e sem julgamentos.

   Às vezes, a resposta para as situações difíceis ocasionadas por um 9 não está em coisas maiores ou mais complexas, mas sim na aceitação de que tudo na vida tem seu tempo de nascimento, maturação e morte, e que é natural que ciclos se encerrem para que outros comecem, com mais sentido para o desenvolvimento pessoal de cada indivíduo.

  Por ter uma energia naturalmente mais densa devido às finalizações de um ciclo completo de 9 anos, o desgaste que as pessoas podem passar nesse período -onde muitas vezes, juntamente com as finalizações e mudanças inesperadas vem o sentimento de decepção e/ou frustração-, pode resultar em deixá-las extremamente ansiosas e até mesmo depressivas, levando-as assim a um possível isolamento social e emocional enquanto guardam para si as dores emocionais que carregam. Entretanto, como também há no número 9 a essência de " O Eremita", esse isolamento, embora doloroso, pode ser amenizado se a pessoa reservar um tempo para aprender coisas novas através da espiritualidade, esoterismo, autoconhecimento, meditação ou simplesmente expressando-se de alguma forma.

   Além disto, o número 9 e " O Eremita" são poderosos aliados da fé, pois são nos momentos de maiores dificuldades que as pessoas tendem a buscar um sentido maior para suas vidas e, muitas vezes, encontram isso em alguma religião ou com práticas esotéricas independentes. Anos globais e pessoais 9 são sempre um ótimo período para agarrar-se à fé quando o fim de um ciclo completo aparenta ser o fim da vida...

   Mas o que acontece com as pessoas que ainda não possuem uma expansão de consciência necessária para entender de uma forma mais profunda o que está acontecendo na sua vida? Não necessariamente pelo não conhecimento da existência da numerologia ou tarô, e sim porque possuem baixa ou nenhum interesse pela espiritualidade por estarem sempre voltadas ao externo, ao mundo exterior e as distrações que ele pode oferecer?

  Essas pessoas são igualmente "cutucadas" pelo destino, mas pela baixa expansão de consciência ou negação em aceitar uma finalização de ciclo, podem se revoltar contra a vida ou simplesmente partirem para escapes diversos, o que eventualmente só agravará a situação delicada que estão passando. O número 9 não é sobre escapar, é sobre enfrentar o que precisa ser enfrentado, mesmo que isso doa; e tentar fugir disso pode resultar em consequências ainda mais desagradáveis nos tempos seguintes, especialmente ao se tratar de um número 1, que pede novidades e recomeços, não viagem de volta para o passado. Escapes podem até ser tolerados nos anos antecessores ao 9, porém não possuem o mesmo efeito em um ano de finalização de um ciclo completo, porque o 9 naturalmente impulsiona a pessoa a olhar para os desafios que está passando com sabedoria e paciência. Se fizer o contrário e continuar fugindo através de escapes, o indivíduo pode se ver pulando de um vício para outro em uma tentativa falha de não olhar para a situação difícil mais a fundo ou para dentro de si, o que somente resultará em uma autodestruição ainda maior, mas sem resolver a raiz do problema que tanto o aflige.

   Ademais, anos 9 são especialmente indicados para se desfazer até mesmo de coisas que não são mais utilizadas ou que não fazem mais sentido com a pessoa, a exemplo de objetos, roupas, cartas, textos, lembranças melancólicas do passado... E tudo isso é necessário para quando o ano 1 chegar, a pessoa esteja renovada para iniciar uma nova fase como mais alegria e sentido com o seu verdadeiro caminho de vida.

  Quando uma pessoa está passando por um ano pessoal aparentemente mais favorável, como um 3, isso pode ser um indicativo de que essa pessoa passaria pela energia desafiadora de um ano global 9 de uma forma mais leve?

   Talvez, pois isso vai depender muito do quanto a pessoa vai usar as características positivas de seu ano pessoal ao seu favor. E quando se trata de um ano pessoal 3, em muitos momentos ao longo de um ano global 9, o 3 pode ser favorável para momentos de lazer e descontração em meio à turbulência e do trabalho árduo de um ano 9 (como o 9 também pode indicar cansaço e desgaste, muitas vezes isso acontece dentro do ambiente de trabalho). Mas ter mais momentos descontraídos por estar em um ano pessoal 3 não indica que uma pessoa não vai passar por alguma finalização de ciclo dentro de alguma área de sua vida ou de forma interior, com alguma espécie de estranheza surgindo, um chamado para mudanças ou até mesmo um desinteresse repentino por coisas que não fazem mais sentido para ela. E essas coisas acontecem mesmo que a pessoa não entenda muito bem a princípio o que as mudanças repentinas estão querendo dizer e tenha receio delas.

   Então existem pessoas que podem passar por um ano global 9, como em 2025, de formas bem piores que outras?

  Sim. E como mencionei anteriormente, isso vai depender muito de circunstâncias externas que podem agravar  - ou amenizar - algumas situações difíceis, a exemplo de trânsitos astrológicos desafiadores, ano pessoal numerológico, estado de consciência e nível de conhecimento espiritual para saber como está seu campo áurico (no caso de estar com um campo áurico "poluído", é importantíssimo  que a pessoa "afetada" encontre uma forma de nutrir o seu espírito com práticas edificantes da fé, exercida de acordo com suas próprias crenças). Ademais, alguém que está em um ano pessoal 9 ou 8 ativo em conjunto com um ano global 9, pode, hipoteticamente, estar sentindo os desafios a nível externo e interno de forma mais intensa, porque são anos de energias de números que carregam muito poder e energia, com teores um tanto destrutivos (embora com funções diferentes), atuando em concordância. No entanto, mais uma vez reforço que  o jeito que cada pessoa sente o impacto de cada ciclo anual depende bastante de fatores externos que estão atuando simultaneamente.

                                            Curiosidades de anos pessoais/globais 9:

Pode ser visto como anos ambíguos ou divisores de água, pois embora o 9 carregue uma certa energia de destruição devido às finalizações de ciclos impostas pelo destino, em algumas interpretações esotéricas, ele igualmente pode indicar colheita e frutos. Mas a colheita de um 9 se refere de fato às situações onde o plantio aconteceu em anos antecessores, com muita dedicação e perseverança de alguém que buscou e lutou muito antes de começar a colher os seus frutos agora. E isso pode se dar tanto a nível cármico ou dármico.

Nem todo fim é o fim. Às vezes, a situação difícil só precisava de um tempo de pausa, de ressignificação antes de voltar com mais força e sentido. Então, em um 9 também pode ocorrer afastamentos e términos como um período de pausa e recolhimento, onde, depois de aprendida as lições das pessoas envolvidas nesses processos, pode ser possível um recomeço entre elas no futuro.

Ademais, o número 9 literalmente pode indicar os noves meses necessários para a gestação de um bebê, então notícias de gravidez podem ser bastante comuns durante esse período.

   Este texto foi apenas um simples exemplo de como as coisas podem se mesclar entre em todos os indivíduos, - embora de formas diferentes -, em um ano global de número 9. Nos próximos posts, falarei sobre o próximo número regente do ano de 2026, o 1, "O Mago", e também ensinarei como calcular o seu próprio ano pessoal e dar dicas de como fazer você mesmo as interpretações para o seu ano pessoal e como ele pode se alinhar com o ano global.

  Agradeço você, leitor(a), por ter lido até aqui. A numerologia cabalística carrega um conhecimento valioso que vale a pena ser repassado para outras pessoas como forma de aprendizado e crescimento pessoal. Se quiser continuar acompanhando essa série da numerologia cabalística nos meus próximos blogs, basta inscrever-se abaixo para receber notificações de publicações novas.

         

               Carinhosamente,

                   Numeróloga Lahi.

a person standing in a dark tunnel with a light at the end
a person standing in a dark tunnel with a light at the end
a man sitting on a pier next to a dog
a man sitting on a pier next to a dog
two people playing Sony PS4 game console
two people playing Sony PS4 game console
two blue beach chairs near body of water
two blue beach chairs near body of water
pink flower on white background
pink flower on white background
a white brick wall with a black number nine on it
a white brick wall with a black number nine on it

o

O

O

P

A

J

A

J

t

r

k

E

v

v

w

Y

X

A

A

D

D

D

D

D

D

q

w

Y

A

X

A

D

D

D

D

D

D

q

o

O

o

O

o

O

o

O

o

O

o

O

G

t

r

k

E

A

J

J

J

A

A

Y

X

D

D

D

D

selective focus photo of brown and blue hourglass on stones
selective focus photo of brown and blue hourglass on stones
a person standing in a dark tunnel with a light at the end
a person standing in a dark tunnel with a light at the end
a man sitting on a pier next to a dog
a man sitting on a pier next to a dog
two people playing Sony PS4 game console
two people playing Sony PS4 game console
two blue beach chairs near body of water
two blue beach chairs near body of water
pink flower on white background
pink flower on white background

 Cálculo: 2+0+2+5= 9. Mas o que significa estar em um ano global 9?

  (Obs: Na numerologia cabalística, toda somatória dos anos pessoais e/ou globais deve ser resumida a somente um algarismo, sendo necessário a redução por somatória até chegar em um resultado final, se por acaso o cálculo resultar em alguma dezena).

  O ano de 2025 encerra um ciclo completo de nove anos, e finais de ciclos geralmente são muito temidos, pois muitas vezes trazem mudanças inesperadas ou abruptas. Então tudo aquilo que não está mais fazendo sentido ou não tem mais base sólida para dar continuidade, chega ao fim nesse período. Sejam relacionamentos, trabalho, estilo de vida, comportamentos, hábitos... Se algo está desgastado e só tem cansado e até mesmo atrasado o desenvolvimento pessoal de alguém, o destino pode agir para que o velho vá embora e assim nasça espaço para que o novo possa chegar, com mais sentido para o progresso individual daquela pessoa. E o desapego muitas vezes dói. Dói porque o número 9 mexe com o comodismo, pois ele arranca pela raiz aquilo que muitas vezes a pessoa insiste em se agarrar, por medo das mudanças e do que esperar do futuro. Às vezes, a própria pessoa já possui o conhecimento interior de que alguma coisa se tornou nociva na sua vida, mas o desespero e o receio do desconhecido é tão grande, que ela opta por continuar vivendo do mesmo jeito por instinto de sobrevivência. E é justamente nesse tipo de situação onde a energia de um 9 é profundamente necessária, servindo como um tipo de "sacodida" do universo.

  No entanto, todas essas difíceis e cansativas mudanças fazem parte de um valioso processo intrínseco do número 9, que também equivale ao arcano maior de "O Eremita" do tarô, que igualmente carrega consigo a energia bruta de um 9.

  Quando uma pessoa está passando por um ano pessoal aparentemente mais favorável, como um 3, isso pode ser um indicativo de que essa pessoa passaria pela energia desafiadora de um ano global 9 de uma forma mais leve?

   Talvez, pois isso vai depender muito do quanto a pessoa vai usar as características positivas de seu ano pessoal ao seu favor. E quando se trata de um ano pessoal 3, em muitos momentos ao longo de um ano global 9, o 3 pode ser favorável para momentos de lazer e descontração em meio à turbulência e do trabalho árduo de um ano 9 (como o 9 também pode indicar cansaço e desgaste, muitas vezes isso acontece dentro do ambiente de trabalho). Mas ter mais momentos descontraídos por estar em um ano pessoal 3 não indica que uma pessoa não vai passar por alguma finalização de ciclo dentro de alguma área de sua vida ou de forma interior, com alguma espécie de estranheza surgindo, um chamado para mudanças ou até mesmo um desinteresse repentino por coisas que não fazem mais sentido para ela. E essas coisas acontecem mesmo que a pessoa não entenda muito bem a princípio o que as mudanças repentinas estão querendo dizer e tenha receio delas.

  Então existem pessoas que podem passar por um ano global 9, como em 2025, de formas bem piores que outras?

 Sim. E como mencionei anteriormente, isso vai depender muito de circunstâncias externas que podem agravar  - ou amenizar - algumas situações difíceis, a exemplo de trânsitos astrológicos desafiadores, ano pessoal numerológico, estado de consciência e nível de conhecimento espiritual para saber como está seu campo áurico (no caso de estar com um campo áurico "poluído", é importantíssimo  que a pessoa "afetada" encontre uma forma de nutrir o seu espírito com práticas edificantes da fé, exercida de acordo com suas próprias crenças). Ademais, alguém que está em um ano pessoal 9 ou 8 ativo em conjunto com um ano global 9, pode, hipoteticamente, estar sentindo os desafios a nível externo e interno de forma mais intensa, porque são anos de energias de números que carregam muito poder e energia, com teores um tanto destrutivos (embora com funções diferentes), atuando em concordância. No entanto, mais uma vez reforço que  o jeito que cada pessoa sente o impacto de cada ciclo anual depende bastante de fatores externos que estão atuando simultaneamente.

 Curiosidades sobre os anos pessoais/globais de número 9:

Pode ser visto como anos ambíguos ou divisores de água, pois embora o 9 carregue uma certa energia de destruição devido às finalizações de ciclos impostas pelo destino, em algumas interpretações esotéricas, ele igualmente pode indicar colheita e frutos. Mas a colheita de um 9 se refere de fato às situações onde o plantio aconteceu em anos antecessores, com muita dedicação e perseverança de alguém que buscou e lutou muito antes de começar a colher os seus frutos agora. E isso pode se dar tanto a nível cármico ou dármico.

Nem todo fim é o fim. Às vezes, a situação difícil só precisava de um tempo de pausa, de ressignificação antes de voltar com mais força e sentido. Então, em um 9 também pode ocorrer afastamentos e términos como um período de pausa e recolhimento, onde, depois de aprendida as lições das pessoas envolvidas nesses processos, pode ser possível um recomeço entre elas no futuro.

Ademais, o número 9 literalmente pode indicar os noves meses necessários para a gestação de um bebê, então notícias de gravidez podem ser bastante comuns durante esse período.